PROPOSTA PEDAGÓGICA

O Colégio São Luis busca a excelência e qualidade no ensino. Para tanto, tem como finalidade a sistematização de uma linha pedagógica que amplia os níveis de aprendizagem de forma articulada e se ampara numa base teórica Sóciointeracionista, visando a aplicabilidade de uma ética construtivista no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, de maneira a envolver os seguintes sujeitos: comunidade, pais, alunos, professores e a sociedade.

Assim, o Colégio propõe  um planejamento voltado para a melhoria do processo educacional, com conteúdos significativos, capazes de motivar e despertar o desejo de aprender, buscando assim, um melhor rendimento acadêmico e um trabalho de excelência no qual:

OS CONTEÚDOS passam a ser um meio para desenvolver competências e habilidades;

O CONHECIMENTO passa a ser interdisciplinar, contextualizado, privilegiando a construção de conceitos e a vivência do aluno;

AS ATIVIDADES são centradas em projetos e na resolução de problemas;

A SALA DE AULA se transforma em um espaço de trocas, reflexão e de situação de aprendizagem;

O PROFESSOR é um mediador do conhecimento;

A AVALIAÇÃO é formativa e de valorização das competências adquiridas;

O ALUNO se torna um sujeito de seu próprio desenvolvimento inserido no contexto de sua realidade social e política; são seres autônomos, intelectuais e com capacidade e liberdade de tomas suas próprias decisões. São críticos,  criativos e participativos, pois agem com cooperação e reciprocidade;

O CURRÍCULO  contempla conteúdos e estratégias que capacitam o aluno para a vida em sociedade, atendendo a determinação da Lei nº 9.394

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

O ano letivo é dividido em dois semestres e,  em cada semestre há duas Unidades. O aluno é avaliado em cada uma das quatro unidades nos dois aspectos: Qualitativo e Quantitativo

ASPECTO QUALITATIVO: Neste aspecto o aluno é avaliado do ponto de vista de sua assiduidade, participação nas aulas, cumprimento das atividades de classe e de sala, disciplina e qualidade de suas produções escolares, como também de seu comprometimento com os estudos.

ASPECTO QUANTITATIVO: A avaliação quantitativa perpassa pela aplicação de atividades processuais, escritas ou orais, o que inclui: trabalhos, testes e provas. Para cálculo da nota em cada unidade usa-se a seguinte fórmula: SOMATÓRIO DOS TESTES + TRABALHOS + PROVA + QUALITATIVA.

Os resultados serão expressos em temos numéricos, numa escala de 0 a 10.

A nota mínima para aprovação em cada disciplina é 6,0 (seis). As notas das unidades são transformadas pelo processo de média ponderada com a utilização dos seguintes pesos:

1ª e 3ª UNIDADES: PESO 2

2ª e 4ª UNIDADES: PESO 3

RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 1 - I SEMESTRE

Ao final do I Semestre, correspondente às duas unidades, o aluno que não obtiver o total mínimo de 30 pontos será submetido à Recuperação Semestral 1 (RS1), que equivale à Recuperação do Semestre. O valor quantitativo, mínimo de 6,0 (seis), obtido nesta Recuperação substituirá a nota do 1º Semestre (MS1), que passará a ser Média Final do Semestre 1 (MFS1). Se o aluno não obtiver o valor mínimo na Recuperação, mas a sua nota for superior à anterior, esta prevalecerá para cálculo da Média Anual Parcial (MAP), ao final do ano letivo.

MÉDIA DO SEMESTRE 2 (MS2)

A Média do Semestre 2 (MS2) será a soma dos pontos das Unidades III e IV, dividida por 5 (cinco)

RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 2 - Ii SEMESTRE

Ao final do II Semestre haverá Recuperação Semestral 2 (RS2), sem custos, para o aluno que não obtiver a média Anual Parcial (MAP) mínima para aprovação, conforme fórmula abaixo:

MAP = MFS1 + MS2

2

A Média Anual Parcial (MAP), portanto é obtida pelo somatório da Média Final do Semestre 1 (MFS1) + Média do Semestre 2 (MS2), dividida por 2 (dois).

O quociente desta divisão definirá a pontuação (nota) que o aluno necessitará obter na recuperação Semestral 2 (RS2) para totalizar 12 pontos que, divididos por 2 é igual a 6,0 (seis).

O aluno que não obtiver média para aprovação após a realização da RS2 terá direito a realizar a Avaliação Final (AF), com custo, conforme Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

AVALIAÇÃO FINAL

A Avaliação Final obedecerá a uma escala de 0 a 10 e o aluno deverá obter nota mínima de 6,0 (seis) para aprovação final e promoção para a próxima série.

MÉDIA ANUAL FINAL

A Média Anual Final (MAF) será obtida pelo somatório da Média Anual Parcial (MAP) e  nota da RS2, dividida por 2 (dois).

MAF = MAP + RS2

2

VESTIBULAR SIMULADO

Anualmente o colégio realiza com todo o seu corpo discente o Vestibular Simulado, uma proposta didático pedagógica, cujo objetivo é de preparar os alunos para os processos seletivos pós conclusão do Ensino Médio.